GRANDE ORGANIZAÇÃO
O senhor Pinto de Sousa, dito Sócrates, está ao ataque. A poderosíssima máquina de propaganda que chefia parece retomar alento depois de uns dias difíceis.
Já se percebeu, como o Irritado teve ocasião de explicar, que a substituição da administração da RTP (tornada independente no tempo dos governos PSD/CDS) e a recondução do excelentíssimo senhor Rodrigues dos Santos não foi coisa inocente.
Os tentáculos vão agora mais longe.
O Diário de Notícias está devidamente controlado. Na SIC, sob o alto patrocínio do senhor Francisco Pinto Balsemão, que teve a delicadeza de acompanhar e dar ânimo a sua excelência, dois “jornalistas” fizeram a mais extraordinária demonstração de como se prepara até ao mais pequeno detalhe uma entrevista destinada, exclusivamente, a dar ao entrevistado a possibilidade de dizer o que lhe apetece, como lhe apetece e quando lhe apetece. Coisa cordata, “civilizada”, pré arranjadinha para não haver surpresas.
Todos ficámos a saber, de ciência certa e poder absoluto, que o desemprego é um detalhe de importância relativa, que a inflação o que é isso, que as exportações são o máximo, que caminhamos todos para amanhãs que cantam. O homem até tinha um papelinho para cada caso, sendo largamente elogiado por ter falado com extremo à-vontade e magna segurança de um país que não é Portugal, a não ser que andemos todos a dormir.
O mais importante, porém, no douto parecer do senhor Silva (Vicente Jorge) foi ter mostrado o quão desenrascado é. Coisa a que, no mesmo douto parecer, a esclarecida opinião pública que temos dá mais importância que ao conteúdo e à veracidade da ginasticada arenga.
Faz lembrar aquela anedota dos sapatos, em que o feliz contemplado concluía: O PC não dá sapatos a ninguém… mas é uma grande organização!
António Borges de Carvalho