RECOMENDAÇÃO
Querem um bom livro? Vão a www.independent.org, e comprem “The Che Guevara Myth and the Future of Liberty”, de Álvaro Vargas Llosa.
Mostra à saciedade que as ideias do Guevara se resumem à defesa do poder centralizado – a maior fonte de sofrimento e de miséria para os pobres. Llosa põe os pontos nos is sobre o legado assassino do Che, fundado na subserviência da Lei aos mais poderosos, no esmagamento brutal da dissidência e na concentração do poder nas mãos de uma elite.
É radical e chic andar de Tshirt com a cara do canalha aos gritos contra a pena capital, sem considerar que o homem foi um carrasco ao serviço de Fidel Castro, como o próprio admite no seu diário. O seu interminável rol de assassinatos atinge o clímax no abate de cerca de 400 prisioneiros políticos (há quem diga que foram "só" 200...), quando foi nomeado por Fidel para dirigir a cadeia de San Carlos de La Cabana, após a queda do regime corrupto de Fulgêncio Baptista.
Llosa analisa também os atentados contra a Liberdade perpetrados pela esquerda e pela direita, apontando, fundamentadamente, para a verdadeira revolução que pode favorecer os pobres – a libertação do indivíduo dos constrangimentos do poder estatal em todas as esferas.
A não perder.
António Borges de Carvalho