A SENHORA "PRESIDENTA"
Contentíssima com a propriedade da Casa dos Bicos que lhe foi concedida pelo senhor Costa, a amantíssima esposa do senhor Saramago vem para os jornais tentar abichar umas obras de “restauro” (e eu que julgava que a Casa dos Bicos tinha sido restaurada aquando da Expo 98!), e mais não sei que artefactos ou “adaptações” que o município, ou o Estado, à nossa custa, não deixarão de lhe proporcionar.
Aproveita a distinta cidadã andaluza para dar uma de feminista: exige que a tratem por senhora “presidenta” (da “fundação” do marido, claro), e não por senhora presidente, palavrão machista e inaceitável.
Não sei se a senhora, por ser estrangeira, tem alguma desculpa para a prosapial patacoada. Sendo, eventualmente, competente para traduzir as obras do José, é certo que desconhece as regras da nossa língua.
Mas como, nas cabecitas bem-pensantes, estas coisas fazem o seu caminho (quem sabe se a dona Edite e outras senhoras como as que fazem as edições ne varietur do Lobo Antunes não vão adoptar a “presidenta”?), o Irritado propõe que, desde já, os autarcas passem a “autarcos” e os monarcas a “monarcos”. Para haver moralidade é preciso que comam todos.
António Borges de Carvalho