APONTAMENTOS DOMINGUEIROS
Grande notícia! O PC está a perder militantes! Nos últimos três anos foram uns 30% embora.
De tal forma que, para encher a sala do congresso, aqui há tempos foi preciso passar de um delegado por cada cem sócios para um por cada setenta e cinco, e agora para um por cada cinquenta.
Quando chegarmos ao um por um, tipo assembleia geral, então talvez isto passe a ser um país civilizado.
*
Uma ilustre jornalista (julgo que da SIC) declarou ontem que, segundo um alto especialista na matéria, em 1755 o terramoto destruiu o Cais das Colunas. Esqueceu-se de um pequeno detalhe: em 1755 não havia Cais das Colunas.
Assim se informa o povo.
*
Uma doutora, com ares de catedrática, narizinho arrebitado, pose de lider de massas, declarou que, em inquérito realizado por especialistas, se chegou à conclusão que os jóvens “desaprovam” a violência entre namorados. Não, não foi lapso, a senhora, por várias vezes ao longo da sua alta prelecção, sublinhou tal “desaprovação”.
O Irritado permite-se, humildemente, lembrar à senhora a existência do verbo reprovar.
*
O jornal Solcrates declara que o petroleiro que os piratas somalis roubaram está “atracado ao largo” de uma cidade qualquer do golfo de Aden.
Seria de perguntar como é que se atraca ao largo.
*
O camarada Louça, em vibrante discurso, informou a Nação que o senhor Dias Loureiro mentiu e que o senhor Marta disse a verdade. Deve ter sido a polícia política do BE a fazer tal descoberta. Parabéns.
*
Pergunta a ignorância do Irritado porque é que os mamarrachos da Torralta em Tróia eram feios, desenquadrados, ecologicamente condenáveis e mereciam demolição, e os mamarrachos da Sonae são coisa de “interesse nacional”.
*
Dona Manuela,bem como a generalidade dos que “sabem”, declarou que as reformas não se podem fazer “contra” as “classes profissionais”.
A verdade é que, como a experiência demonstra, as reformas só se fazem contra as classes profissionais, ou apesar das classes profissionais.
Venha o mais pintado demonstrar o contrário.
23.11.08
António Borges de Carvalho