Anedotário II
Há dias, foi anunciado na RTP, com a pompa do costume, que ia haver um PAE (Portuga de Alta Estilha) de Lisboa a Vigo, com paragens numa data de sítios, Porto incluído.
A Excelentíssima Senhora Dona não sei quantas, Secretária de Estado dos Transportes, aparece nos jornais, dois dias depois, a dizer que ligação entre Porto e Vigo nem pensar, não é rentável.
Quer dizer: ou o anúncio do governo era mais uma aldrabice e a senhora secretária de estado é que tem razão, ou a dita senhora anda a nadar e não percebe nada do assunto. Ou nem uma coisa nem outra. As aldrabices são tantas, que tanto faz. Até podem anunciar o PAE Lisboa-Vladivostoque, ou a ponte ferroviária para Nova Iorque. Como é tudo mentira, isto é, como, ao contrário do que pensa o (ex) marxista-leninista-estalinista Lino, ministro das obras públicas, neste caso as mentiras repetidas não se tornam verdades, é igual ao litro.
Quem quiser pensar um bocadinho, poderá olhar à volta: o Thallys vai de Paris a Bruxelas sem parar, e de Bruxelas a Franfurt a mesma coisa; o Eurostar, para ir de Paris a Londres, abranda à entrada do chunel e pára uns dois minutos à saída; o TGV do Midi não faz menos de 400 quilómetros de cada vez. Então como é que se pode conceber o PAE a parar na impagável OTA, no Entrocamento, em Coimbra, em Aveiro…e parece que não é tudo? Quem será capaz, para além do senhor Pinto de Sousa (Sócrates) y sus muchachos, de defender que vale a pena gastar aqueles milhares de milhões para poupar menos de uma hora de Lisboa ao Porto?
Segundo tudo indica, o PAE para Madrid vai ter destino semelhante. Não sei se parará em Vendas Novas e Montemor, mas pouco faltará. Quando entrar em Espanha, deixa-se de paragens. Talvez valha a pena. Para o governo, que vive de anúncios grotescos e megalómanos, já vai valendo.
Do Algarve, chega a justa indignação do povo, representado pelo PPD José Vitorino, um rapaz cheio de qualidades. Vai queixar-se a Bruxelas por não estar previsto o PAE para a Ponta de Sagres. Além de tudo mais, é uma ofensa ao Senhor Infante, que se verá privado do interface do PAE na sua Via e das paragens nas marinas e nos campos de golf. Compreende-se.
Se eu fosse ao Vitorino, não me preocupava com o assunto. Trata-se de fogo de vista.
Entretanto, o (ex) marxista-leninista-estalinista Lino, anunciou que vai lançar um concurso de ideias para a designação da coisa. Humildemente, aqui vão algumas:
- CSA – Combóio do Socialismo Acelerado
- CAB – Combóio da Aceleração do Buraco
- DVD –Depressa se Vai Devagar
- SFR – Sócrates com Fogo no Rabo
- HPJ – Hás-de Pagá-lo com Juros
- RLM – Rápida Ligação à Miséria
- OCRAVF – Ota mais Combóio De Alta Velocidade é o Fim
Sua Excelência espera a colaboração dos portugueses para encontrar o nome e, sobretudo, para pagar as tropelias