DISSUAÇÃO
Genialmente, o governo do senhor Pinto de Sousa, descobriu uma forma de aliviar os Tribunais dos processos que por lá se amontoam sem solução.
Unanimemente, os profissionais do foro, juízes, advogados, funcionários, etc., comunicam hoje à Nação que, se V.Exª for ofendido, terá como melhor das soluções a de não se queixar. Porquê? Porque a coisa lhe vai custar mais caro do que a quem o ofendeu.
Esta inteligentíssima medida, prenhe de justiça pintodesousiana, vem dissuadir a tendência, cada vez mais grave, que se revela na sociedade portuguesa de as pessoas passarem a vida a queixar-se dos maus-tratos de que são vítimas. Trata-se duma medida a todos os títulos profilática, e tendente a poupar uns tostões aos ofendidos. Será, com certeza, mas barato arranjar um marginal qualquer que dê um enxugo de porrada a quem nos ofende. A justiça fica feita, os Tribunais aliviados, o Estado mais leve, e a vida continuará, mais barata e mais fácil, com a felicidade e a satisfação que o socialismo proporciona aos cidadãos.
17.4.09
ABC