“INFORMAÇÃO”
O “Diário de Notícias”
(aquele cujo director foi altamente elogiado pelo senhor Pinto de Sousa)
publica hoje em manchete - duas linhas negras sobre fundo amarelo - a toda a largura (cinco colunas) do topo da primeira página, com a fotografia da líder do PSD, uma parangona do seguinte teor:
“Ferreira Leite admite união com PS… e recua”.
O jornal privado chamado “Público”
(aquele cujo director foi processado pelo senhor Pinto de Sousa)
publica, na página 8 da edição de hoje, a quatro colunas, com fotografia da mesma senhora, o seguinte título:
“ Manuela Ferreira Leite reafirma recusa de um governo de Bloco Central após as eleições legislativas”.
Em que ficamos?
Leiam o “esclarecimento” do “Diário de Notícias”.
Em subtítulo da manchete, diz: “em entrevista à SIC disse-se ‘confortável com qualquer solução em que acredite’. Antes da emissão, desmentiu ser a favor do bloco central: ‘é leitura abusiva’”.
É de concluir que estamos, por conta do senhor Pinto de Sousa, no mundo da aldrabice e da manipulação informativa. Pois se a senhora “antes da entrevista” disse que era contra o bloco central, é evidente que, ao referir soluções “em que acredite”, não inclui o bloco central em tais soluções.
O assunto estava esclarecido antes da entrevista. Mas o “Diário de Notícias” não é de modas. Sempre, sempre ao serviço do senhor Pinto de Sousa, faz manchete do que mais pode confundir o eleitorado.
Se se ler o restante da notícia do jornal privado chamado “Público”, ficar-se-á de posse de todos os elementos necessários para compreender os efeitos que os elogios do senhor Pinto de Sousa podem causar à “independência” dos jornais.
28.4.09
António Borges de Carvalho