UMA BOA NOTÍCIA
Como toda a gente sabe, o nosso orgulho pátrio tem andado muito por baixo, .
Eis senão quando, porém, do coração da Europa chega a boa nova: o inacreditável Victor Constâncio foi constanciar para o Banco Central Europeu! Dizem as más-línguas que foi escolhido para abrir lugar a um alemão que quer ser presidente em 2011. Ainda não percebi porque será a escolha do nosso rapaz precisa para eleger um alemão daqui a um ano, mas dou de barato tal história.
Facto é que os jornais & Cª desataram a embandeirar em arco. Um comentador chega ao ponto de dizer que o novo tacho do rapaz é “uma bofetada de luva branca” naqueles malandros que andam há que eras a dizer cobras e lagartos do celebrado economista socialista. Coitado do Portas (Paulo), do Mèlinho e de outros mais.
A Pátria está orgulhosa deste seu filho, mais um que vai dar cartas nas altas esferas deste mundo hostil!
Os críticos desapareceram como por encanto. É só elogios, é só alisar as penas para que as almas não fiquem mais pequenas. Passe a paráfrase.
A economia e as finanças da Europa, essas, só têm a lucrar. Quando for preciso um orçamento à maneira, verdade ou mentira, já têm a quem recorrer.
Mais. Sabiamente, a UE escolheu para o pelouro da supervisão dos processos financeiros e bancários do seu espaço um homem com provas sobejamente dadas no seu país, através da mão de ferro, da previsão dos problemas, do criterioso acompanhamento da gestão de que deu tão altas provas, por exemplo nos casos BPN e BPP.
Calem-se os que estão felizes por ver o homem ir-se embora, os que dizem que a sua ascensão é uma notícia formidável, os que estão pletóricos de alegria por Portugal se ter visto livre deste guarda-livros! Calem-se!
Olhem que o homem só toma posse em Junho e que, até lá, ainda é capaz de fazer das suas. Bastará que assim convenha ao senhor Pinto de Sousa.
21.2.10
António Borges de Carvalho