MAIS UMA VISITA AO AMIGO CHAVES
Foi com a mais profunda alegria que o IRRITADO soube que o nosso tão simpático e sincero primeiro-ministro tenciona ir, no fim de Maio, visitar o seu ideólogo preferido, o camarada Hugo Chaves. Mais satisfeito ficou ainda o IRRITADO por ficar a saber tal e tão feliz notícia através do ministério dos estrangeiros da Venezuela, e não do nosso. É que isto significa que ainda há algum resto de vergonha no Largo do Rilvas.
O senhor Pinto de Sousa, nesta viagem oficial, dedicará a sua insigne pessoa a “aprofundar áreas de cooperação bilateral” com o regime “bolivariano”, coisa, como se sabe, digna da maior consideração e apoio. De facto, é bom que não se deixe tal cooperação nas mãos dos russos e do Amadinejá. Os regimes irmãos têm que se unir!
Quando as dívidas do Chaves deixarem de ser pagas às empresas que o senhor Pinto de Sousa tem levado para a Venezuela, como é evidente que vai suceder a curto ou médio prazo, então o camarada Pinto de Sousa dirá que a solidariedade socialista impõe “compreensão” e que tudo, mesmo com tal e tão insignificante acidente de percurso, constitui um retumbante sucesso da sua política económica, a juntar a tantos outros.
14.5.10
António Borges de Carvalho