INTELIGÊNCIA SOCIALISTA
Os meus olhos não conseguem acreditar no que vêm.
Nada menos que isto:
Fisco obriga os gestores de falências a pagar as dívidas das empresas (DN).
Você, meu caro, é economista ou coisa do género. O Tribunal nomeia-o para tratar da massa falida de uma empresa qualquer.
Você faz o que pode. Revê as contas, avalia os activos, confirma o que há a pagar, reúne com os credores, negoceia com eles, etc.
Depois de uns meses de aturado e sério trabalhinho, chega à conclusão que pouco há a fazer. Uns leilões, umas dações em cumprimento, mas fica um balúrdio para pagar ao fisco, à Segurança Social, ao diabo. Os credores privados, pobres deles, voltam a casa com o rabo entre as pernas.
Mas o socialismo não. O socialismo não pode ser prejudicado. Ora, como ficou provado que não há massa para pagar, o que faz o socialismo? É fácil. Vai-se ao andarzinho que v. anda a pagar há vinte e cinco anos, e saca-lho. Vai-se ao Fiat Uno, e saca-lho. Vai-se-lhe àqueles cobres que anda a poupar para a velhice, e saca-lhos. Vai-se ao seu ordenado e, como é generoso, só penhora um terço.
Compreende-se. Você é culpado! Meteu-se no buraco e não foi homem para o tapar.
Para a próxima, não seja parvo. Se o Tribunal o quiser obrigar a tratar de uma chatice destas, confesse a sua incompetência, meta um atestado médico, corte a mão direita. Faça o que lhe der na gana, mas não seja parvo, que isto do socialismo tem que se lhe diga.
19.9.10
António Borges de Carvalho