TANGA!
Os medicamentos vão aumentar, como é do conhecimento geral. Trocado por miúdos, os laboratórios vão receber menos (que se lixe!), as farmácias vão receber menos (que se lixe!), os utentes vão pagar mais, o Estado vai pagar menos.
Sinais dos tempos.
Quando há estas mudanças de preços - veja-se o caso dos táxis - é comum o vendedor ter uma tabela que mostra ao cliente para justificar o novo preço enquanto os taxímetros ou equivalente não estão devidamente programados. É simples.
No “Simplex”, porém, é complicado. O governo, não só não põe nas farmácias qualquer lista de novos preços à disposição do pagode, como impede que os laboratórios alterem as embalagens.
Simplex é Simplex, e o resto é conversa: ordena o governo que deixe de haver preço nas embalagens! Remédio santo.
Quer isto quer dizer que, ao contrário de qualquer outro produto, os medicamentos passam a ter preços mistério, que o contribuinte só passa a saber depois de lhe ser apresentada a factura. Se o farmacêutico não for sério, bem “trabalhadas” as coisas pode cobrar o preço que muito bem lhe der na real gana. Basta ter no computador um programinha lateral.
Ao consumidor nem sequer é dado saber a que comparticipação tem direito.
Protecção do consumidor no seu mais alto nível. SNS (Socialismo Nacional da Sacanice) do melhor.
30.9.10
António Borges de Carvalho