CHINESICES III
A primeira página do Diário de Notícias da passada sexta-feira era dominada por uma fotografia do senhor Pinto de Sousa (Sócrates), acompanhado por quatro indivíduos (gorilas, bufos, idiotas úteis?), a fazer jogging nas ruas de Xangai. Uma idioteira como outra qualquer, com a importância de uma idioteira como outra qualquer. Até aqui, tudo bem.
O pior é que Sua Excelência envergava uma camisola azul escura, a qual exibia, a branco, sobre o peito (não o o peito ilustre lusitano, mas o peito do senhor Pinto de Sousa - Sócrates), um enorme emblema da "ADIDAS". Sim, meus amigos, da "ADIDAS". Não da NIKE. Nem sequer da SONAE, ou do BES, ou da PT. Da "ADIDAS". Nem mais.
Das duas uma. Ou o senhor Pinto de Sousa (Sócrates) é pago para fazer publicidade à "ADIDAS", o que parece impróprio do lugar que ocupa e o devia fazer cair do poleiro a título imediato e incondicional, ou não é pago por ninguém e, nesse caso... é parvo, o que, pela ordem natural das coisas, devia ter as mesmas consequências.
Escrevo isto no Sábado, dia seguinte ao da publicação da fotografia. Tenho aqui os dois semanários "de referência", e o habitual Diário de Notícias de hoje. Nenhum fala do assunto. Ontem, vi dois telejornais. Nada disseram. Nicles. O que demonstra que a chamada "comunicação social", à semelhança do senhor Pinto de Sousa (Sócrates), ou é paga para não falar do assunto, ou é tão parva quanto ele.
António Borges de Carvalho