UMA BESTA
Com incontida alegria, o Diário de Notícias titulava, em 8 de Fevereiro: Iraque – Rebeldes abatem quinto helicóptero americano.
A notícia em si não interessa lá muito: é o corta-e-cola do que diz uma agência qualquer.
Interessante é verificar que, para o jornalista, ou a jornalista do DN (um tal, ou uma tal, Cadi Fernandes), os terroristas, os integristas, os fundamentalistas, passaram a honrados “rebeldes”, só faltando dizer que são heróicos freedom fighters que se opõem a um governo que, apesar de democráticamente eleito, não passa de um fantoche às ordens dos americanos.
Mas não é tudo. A notícia é ilustrada por uma fotografia de uns prisioneiros do governo iraquiano, à qual corresponde esta comovente legenda: Dezenas de “suspeitos” foram detidos no âmbito do novo plano de segurança lançado na capital iraquiana. Assim. Os suspeitos estão entre aspas, o que quer dizer que, na opinião do redactor da “notícia”, os indivíduos não fizeram mal a ninguém, nem são suspeitos de coisíssima nenhuma: há é uns canalhas que, a soldo do imperialismo, prendem indescriminadamente cidadãos impolutos, sendo as bombas e os assassinatos justíssimas acções que ninguém pode, em boa justiça, ser suspeito de ter praticado.
Ora digam lá se o Cadi (ou a Cadi) não é uma besta!
António Borges de Carvalho