O QUE VIRÁ AÍ?
Anda o povo inquieto. O IRRITADO também.
Há duas hipóteses: ou Passos mete o cretino na ordem, ou não mete.
Se não mete, eleições antecipadas e bancarrota ou equivalente.
Se mete, há duas hipóteses: ou Cavaco aceita, ou não aceita.
Se aceita, o governo prossegue e há uma vaga hipótese de se evitar a bancarrota ou equivalente e convencer a troica a aliviar o garrote.
Se não aceita, a bancarrota ou equivalente é garantida.
Mas o pior não é isso. O pior apareceu-nos ontem, em larga evidência, na televisão, e foi hoje repetido dezenas de vezes, todo o dia e toda a noite. Um autêntico terror: a ressurreição do Silva Pereira, do Vera Jardim e de mais uns quantos que, em conjunto com os impossíveis novos turcos do oco, nos dão uma clara imagem do que arriscamos para o futuro.
O mal está de volta!
Por muito mau que seja o cretino, por mau que seja o Passos, ao pé da malta do oco e do estudante da Gália, são verdadeiros sábios, arcanjos, génios do bem! Já viram o que seria ficar nas mãos do Campos, do Pereira, etc., gente de péssima memória e nenhuma confiança? Já viram o que seria ficar nas mãos dos novos rapazolas que o oco nos impinge nas televisões?
Esperemos que a dona Maria, ou a Senhora de Fátima, ou a Constituição, inspirem, desta vez para o bem, o doutor Aníbal, a ver se evitamos, por mais uns tempos, o regresso ao poder das forças o mal.
Já agora, pergunte-se por que raio de carga de água anda o PR metido ao barulho. Se a memória me não falha, o governo depende do Parlamento, não do PR, cujo poder é, simplesmente, o de o nomear tendo em atenção os resultados eleitorais. Se a memória me não falha, ao PM compete nomear e exonerar os ministros e ao PR dar-lhes posse. Se a memória me não falha, o PR não pode demitir o PM. Pode, é certo, dissolver o parlamento. Mas como o doutor Aníbal não é um golpista do calibre do seu antecessor… não se vê que, nos termos da sacrossanta Constituição, o possa fazer sem uma golpada. É certo que o guardião do nacional-esquerdismo, com carácter totalitário, o TC, certamente veria com bons olhos uma golpada do estilo sampaísta… mas Cavaco não é Sampaio e, institucionalmente, até respeita a Constituição.
Cross your fingers!
6.7.13
António Borges de Carvalho