DA INTELIGÊNCIA POLÍTICA
Um pouco por toda a parte vemos um magnífico cartaz, rezando mais ou menos assim: TUDO O QUE FOI ROUBADO TEM QUE SER PAGO.
Dir-se-ia uma frase de algum profeta, algum taumaturgo do Apocalipse, a derramar o seu anátema sobre os pecadores. Farás, pagarás, ou coisa que o valha, nesta terra ou no além.
Ilusão. Estamos fora de qualquer bíblica ameaça. É um cartaz político, saído da mente privilegiada dos filósofos do Bloco de Esquerda. Qual o seu significado? Recorrendo à hermenêutica disponível, e postas as coisas nos limites do possível, pode concluir-se que os famosos intelectuais, verificados alguns roubos, acham que o seu montante deve ser devolvido a quem de direito. Muito bem. Ocorre então inquirir que roubos? Tratando-se de uma organização política, é provável que a mensagem se dirija a roubos políticos ou praticados por políticos. Deveremos nós pagar o que o Senhor Dom Manuel I sacou aos judeus? O que o Marquês extorquiu às ordens religiosas? As “privatizações” do liberalismo? O que a I República sacou a tanta gente?
Raciocinemos. O BE não deve dirigir-se a casos deste género. Estão a pensar na III República. Pensarão que o Estado deve pagar aos proprietários de casas os triliões de contos que os impediu de receber durante décadas, e ainda impede? Não parece, uma vez que isso de propriedade é um direito digno do maior desprezo por parte da organização. Estarão a pensar nas fortunas da nossa dúzia de milionários? Também não será o caso: os intelectuais em apreço, que não são estúpidos, sabem que tal gente tem mais valores que dinheiro, e que tais valores, uma vez extorquidos, para além da satisfação de alguns ódios primários não resolveriam problema algum, antes pelo contrário.
Então de que se trata? Trata-se de estimular a malquerença, entre nós de si já galopante. Uma ajudinha. A vilanagem que vota, na opinião do BE formada por burros de duas patas, se for bem excitada, é capaz de reagir em conformidade com a frase que lhes é atirada à cara. Vão pagar-nos uma fortuna, hi, hi, venha o Bloco de Esquerda!
Nem profecia, nem Bíblia, nem mensagem, nem nada que preste. Melhor do que o IRRITADO, sabem os seus autores que estão a fazer demagogia pura, dura e rasca.
Vale-nos ter a esperança, ou a certeza, de que a vilanagem não é tão burra como os profetas do BE desejariam.
31.7.13
António Borges de Carvalho