EXTORCIONISMO
Ao abrigo do diploma xis, a Caixa Geral de Aposentações anda a cobrar aos pensionistas, para a ADSE, o seguinte:
1% sobre a pensão de Novembro;
1% sobre o subsídio de Natal;
1% retroactivo referente à pensão de Fevereiro;
1% retroactivo referente ao 14º mês;
1% retroactivo referente à pensão de Janeiro.
Não, minhas senhoras e meus senhores, não venho aqui para aldrabar ninguém. O que acima está em itálico, é, ipsis verbis, a informação que o governo presta aos pensionistas que estranham os novos descontos.
Trata-se, nem mais nem menos que do cumprimento das “condições técnicas” da execução do diploma, as quais “só se verificaram em Março”.
Notável.
O governo, primeiro, determina que os pensionistas descontem para a ADSE, o que, em si, já é estranho. Os pensionistas descontaram uma vida inteira para que a ADSE lhes prestasse serviços. Porquê, depois de reformados, continuar a pagar o que já pagaram? A pensão não é só de oitenta por cento (máximo)? Os outros vinte para que servem? Se não servem para o IRS (que é exemplarmente descontado à cabeça), ao menos podiam servir para a saúde.
O governo, depois, na sanha cobradora que o anima, determina que se pague também sobre o 13º e o 14º meses. Isto é, a ADSE presta serviços durante 12 meses e cobra sobre 14.
Exemplar!
E, como “as condições técnicas” só estavam prontas em Março, vai de ferrar com retroactivos. Possível? Tanto é, que se verifica. Constitucional? Já ninguém sabe para que serve a Constituição.
Grandes são as preocupações sociais do socialismo! Hossana!
Abtónio Borges de Carvalho