GABA-TE CESTO!
Sua Excelência o Primeiro Ministro que temos resolveu transformar a mensagem de Natal, bem dispensável tratando-se de quem se trata, numa fantasmagórica lista de gabarolices. Dir-se-ia que, havendo de que se gabar, nada de escandaloso haveria na primo-ministerial verborreia. Para lá da imodéstia e da demagogia, claro.
O pior é que, como de costume, o homem não disse a verdade.
A ver:
- Há mais alunos no secundário. Dizem os jornais que nenhum organismo oficial foi capaz de confirmar esta “verdade”.
- Há mais 17% de alunos no superior. Como ninguém sabe quantos entraram no privado, ninguém sabe quantos alunos entraram no superior. E como, no ensino público, entraram mais 10%, mesmo que todos os finalistas tivessem chumbado em 2006/2007, não se poderia, sequer, dizer que havia mais 17%, quanto mais que entraram mais 17%!
- 360.000 portugueses inscreveram-se nas “Novas Oportunidades”. Isto nada diz quanto ao número de portugueses que fizeram tais estudos. O que se sabe, a título de exemplo, é que vão ser atribuídos diplomas do secundário a 100 destes portugueses, quando o número previsto pelo governo era de 50.000!!!
- A economia criou 106.000 novos empregos. O INE diz que, desde a entrada em funções do primeiro-ministro que temos, há mais 32.000 desempregados em Portugal.
- As grávidas passaram a ter apoio pré-natal. É verdade!!! Um pequeno mas: das 90.000 famílias anunciadas pelo governo, o apoio é dado a 33.000.
Depois… depois o primeiro-ministro que temos esqueceu-se de dizer, por exemplo, que durante o seu governo, nos indices de bem estar e poder de compra, Portugal ultrapassou pela negativa países como a Grécia, Malta, Chipre, Chéquia ou Eslovénia. Um pequeno quão brilhante pormenor. Esqueceu-se de dizer que, durante o seu governo, a perda de poder de compra se tem acentuado todos os dias, que os portugueses em geral e os reformados em particular foram causticados com mais e mais altos impostos, que fecharam n instalações de saúde, que os pensionistas do estado passaram a pagar à ADSE sobre o 13º e o 14º meses, que pagamos mais IVA que os espanhóis, que os géneros alimentícios e outros bens essencias são, absoluta ou relativamente, mais caros que em qualquer outro país europeu, que e que e que…
Esqueceu-se de dizer o que toda a gente sabe: que, por obra e graça do seu governo, se assiste à progessiva poletarização da classe média-baixa, que o fosso entre ricos e pobres conhece uma nunca vista profundidade, que a Justiça funciona cada vez pior, que a segurança conhece dias negros e que, e que e que…
Esqueceu-se o primeiro-ministro que temos de dizer que, no sector privado, os salários vão subir entre 1,7 e 2,4% (mais os do salário mínimo, que sobem 5,4%), que, no sector público, os salários vão subir entre 0,0 e 2,4%. E que, vejam bem, os transportes vão aumentar 3,9%, as portagens 2,6%, a TVCabo 2,2%, o gás de garrafa e canalizado de 4,3 a 5,2%, o gás liquefeito 4,7%, o gás natural de 1,2 a 5,6%, o pão 30%, a cerveja 9%, a electricidade 2,9%, os bens alimentares 5 a 10% e o tabaco 10%!!!
Tal é a “obra social” do socialismo! Tais são os feitos de que o primeiro-ministro que temos se devia gabar, pintando a cara de preto e emigrando para Caracas, onde o camarada Chávez o receberia com todas as honras!
António Borges de Carvalho