O MELHOR DOS MUNDOS II
Sua Excelência o Senhor Rodrigues dos Santos, ilustre pivot da RTP, um tipo que pisca o olho às pessoas, que aponta com o dedo para dizer “especialmente para si” e que inunda as nossas casas de fait divers durante uma hora em vez de, como em qualquer canal decente, nos dar as notícias que importam em meia hora, um tipo que, dizem, andou na BBC mas não aprendeu lá nada, um fulano que que pratica sensacionalismo em vez de fazer jornalismo, foi, finalmente, ilibado das acusações constantes num processo movido pelo Dr. Almerindo Marques.
Sua Excelência o Senhor Rodrighes dos Santos tinha, nem mais nem menos, chamado os piores nomes aos seus chefes, na sua boca uns “manipuladores”, por estes terem mandado para Madrid uma fulana que o tipo não gramava, em vez do seu, ou sua, eleito(a). Esqueceu-se, é claro, de dizer que, segundo os regulamentos da coisa, a administração tinha o direito de escolher um nome a partir de uma lista restrita elaborada pelo juri do concurso, não sendo obrigada a nomear quem fosse do superior agrado de Sua Excelência. Depois disso, Sua Excelência foi acusada, com inteira justiça, de não cumprir horários, de entrar e sair de serviço quando muito bem entendia, comportando-se como uma prima dona, a provar que, sendo igual aos demais, era mais igual que eles.
Sua Excelência o Senhor Rodrighes dos Santos, honradamente, demitiu-se. Uma demissão que causou um frisson dos diabos junto das donas de casa que adoram ver a prima-da-tia-da-cunhada-do-irmão-da-vizinha-do-homem-que-deu-dois-murros-no-tasqueiro-de-Carcanhóis-de-Baixo a contar como foi. Sua Excelência o Senhor Rodrighes dos Santos demitiu-se mas não se foi embora, pois então! Continuou a ganhar o ordenadinho, ou o ordenadão, e a chatear meio mundo com as suas piscadelas de olho.
Coisas tipo Armando Vara em que este jardim à beira-mar plantado é fértil.
A nova administração socialista da RTP, a fim de moralizar a rapaziada, decidiu arquivar o processo. Brilhante. Daqui por diante, quem chegar atrazado ao trabalho é um herói, quem for ao dentista sem picar o ponto é um artista, quem chamar manipuladora à Administração é merecedor de uma medalha de bom comportamento. Sua Excelência o Senhor Rodrighes dos Santos continuará a fazer telejornais infindáveis, a deixar no caixote do lixo as notícias que interessam à humanidade, a pôr a-prima-da-vizinha em prime time, a piscar o olho às pessoas, a abanar as orelhas, a ser uma referência de excepção na informação da piolheira.
E tudo fica no melhor dos mundos.
António Borges de Carvalho