A GRANDE TRAIÇÃO
Eis senão quando acorda, furibunda, a casca grossa.
Então, o gajo não percebe que a democracia somos nós? Não sabe que a República somos nós? Que a Pátria somos nós? Não sabe que a geringonça está acima de qualquer crítica? Que ninguém é mais que nós? Então, depois de, com inteira justiça, andar dois anos connosco ao colo por tudo e por nada, resolveu armar aos cucos? Isto é o da Joana, ou quê? Que lata!
À boa imagem do “Jornal de Angola”, o pasquim oficial do PS revolta-se contra a ilegítima e repentina postura do senhor de Belém, sem perceber que o PS é uma espécie de MPLA cá do sítio, superior, inatacável, soberano, protector do povo, salvador da Pátria, acima e para além de qualquer órgão de soberania ou seja do que for. Não sabe que a aliança do bolchevismo com o comunismo caviar, a maçonaria, a nova carbonária, o jacobinismo e o que resta da social-democracia é o garante do futuro, dos amanhãs que cantam, do Estado poderoso, do homem novo? Então não está cem por cento comprometido connosco, resolveu assacar-nos responsabilidades, sem perceber que o socialismo se acata, não se ataca? O que é isto?
Insonuere cavae, gemitumque dedere cavernae! No Largo do Rato, os porões ribombaram de indignação, o cavername gemeu perante a traição de Belém. Nos templos das irmandades rezou-se ao Grande Arquitecto do Universo, cobriu-se os altares com bordados panos de luto, os irmãos choraram de frustrada indignação. Para os lados do Bairro Santos, o Lenine, o Estaline, o Fidel, o Che, foram invocados, pedida a iluminadora intervenção das suas salvíficas ideias. Não sei onde, as esquerdoidas, o careca e o Fazenda, histéricos e ansiosos, troaram aleivosias, recordaram-se os ensinamentos do Trotsky, do Enver Hoxa e de outros salvadores do socialismo ameaçado. Tudo minha gente a salvar o povo da pernicosa influência de Belém, da inominável traição.
Como eu os compreendo!
*
Não se sabe o que fará, a seguir, o senhor de Belém. O mais provável é que, passada a borrasca, volte aos elogios. Dali, tudo se pode esperar.
27.10.17