AUTO GOLOS
Ou me engano muito ou a dona Paula Vitorino (Vitorina, em dialecto da Bloca), vítima do seu acendrado amor pelos estivadores, meteu mais um golo na nossa baliza.
A rapaziada não é de modas nem de disfarces. Assim que assinou o “acordo”, declarou que vai fazer uma manifestação, de protesto ou de outra coisa qualquer. Dona Paula, dando largas à sua indesmentível inteligência, ficou satisfeitíssima com o aviso. Que diabo, a manifestação é um direito!
O partido da dona Paula assinou a lei de que os rapazes não gostavam e que fez com que juntassem uns 50 dias de greve aos 350 que já tinham no activo nos últimos três anos. A Bloca e o PC descobriram o filão e alinharam com os “trabalhadores”, ao ponto de mandar o grande democrata Carvalho da Silva à SIC borbulhar as bojardas da praxe, e de pôr a dona Catarina e o comendador Jerónimo a regougar as suas esquerdoidas fantasias. Em lógica consequência, o partido da dona Paula desassinou a lei, não fosse incorrer na ira dos sócios.
Ficámos a saber que, em impecável lógica social/comunista, os rapazes verão consagrado o seu inalienável “direito” a só deixar trabalhar filiados da sindical agremiação (a Constituição que vá às urtigas, que a dona Paula e o camarada Costa só lá lêem o que interessa), filiados que admitirão consoante entenderem, estabelecendo além disso os métodos, sistemas e horários da sua actividade. Ficaram com “progressões automáticas”, isto é, com aumentos garantidos para os próximos seis aninhos. E por aí fora, num nunca acabar de normas de boa gestão. Mais: ou o contratinho está pronto e assinado em 15 dias ou vai haver bernarda outra vez.
Dizem as más-línguas, certamente de neoliberais ou protofascistas, que a rapaziada tem o hábito de trabalhar devagarinho, a fim de ganhar turnos com horas extraordinárias a 200%. Também dizem (malandragem!) que se mantêm as equipas de quatro do antigamente – quando andavam com a carga às costas – chegando um, dois, vá lá, hoje em dia, para descarregar os contentores. E dizem muito mais. Tudo mentiras como é de ver e muito bem achará a subida mente da dona Paula.
Aceitam-se apostas. Daqui a quantas semanas entrará a rapaziada em greve outra vez, desta feita com o apoio do Arménio e do careca da Bloca?
Para já, temos a manifestaçãozinha de 16 de Junho. Depois, logo se vê. A dona Paula deve gostar: em auto golos é especialista.
29.5.16