CALINADAS
A agência que trata da publicidade dos gelados Olá, através de um dos seus, por certo ilustres e devidamenbte licenciados “criativos”, pespegou por aí uns slogans em que escrevia “já experimentas-te...” e “já ganhas-te...”.
É comum entre os tais criativos - muitos aprenderam português em universidades e consideram-se uns génios – dar os mais diversos pontapés na gramática, de que os exemplos acima não são mais que mais um sinal.
Mais grave é que o DN, na sua edição de hoje, classifique as bojardas do Olá como “erro ortográfico”. Erro ortográfico? Que se saiba, tanto as palavras “experimentas” e “ganhas”, como a palavra “te”, ortograficamente, estão certas. Os erros são morfológicos, para além de ser de carroceiro, de cabo de esquadra ou de... criativos.
Não será por acaso que algum tipo da Unilever, menos ignorante que os “criativos”, tenha vindo pedir desculpa da “ocorrência” e do “lapso”. É claro que não se trata nem de lapso nem de ocorrência. Trata-se de pura burrice. Mas, pelo menois, não teve o desplante de aplicar às calinadas o adjectivo “ortográficas”.
Disso se encarregaram os jornalistas, por certo também cheios de licenciaturas “democráticas”.
4.6.14
António Borges de Carvalho