DA JUSTA INDIGNAÇÃO DOS INOCENTES
Não houve alma nesta terra que não tivesse tecido as devidas loas à Comissão Técnica Independente que investigou os incêndios. A própria geringonça elogiou a iniciativa do PSD de formar tal comissão. Muito bem.
Até que... até que o relatório dos acontecimentos de Outubro saltou cá para fora. Aí, parece que houve umas afirmações que punham em causa a fantástica prestação do chamado governo e que, calcule-se o despautério, levantavam certos véus que, mui cuidadosamente, obnubilavam os feitos da competentíssima actuação dos geringonços de serviço ao caso. Lesa majestade!
Os ditos ficaram cheios de comichões. Então não é que a comissão se esqueceu da suprema verdade, que estipula, cientificamente, que o chamado governo e as suas bengalas não são, por definição, culpados seja do que for? Que lata!
A reacção dos atingidos, com justa indignação, foi imediata e peremptória. O ex-ajudante da dona Constança veio a terreiro dizer que era tudo mentira, que havia documentos a prová-lo, que não tinham ouvido a sua douta opinião sobre o assunto. E até disse que isso de haver falta de aviões não interessava porque, com aviões ou sem eles, o incêndio progredia, ou seja, que os aviões não eram precisos para nada. À noite, o inevitável Caramba, perdão, Galamba, galambazou-se na repetição dos argumentos do ajudante. Está tudo documentado, o governo autorizou o que tinha a autorizar e não autorizou o que não tinha que autorizar. E, acrescento, se não ligou pevas ao que dizia o IPMA, foi, evidentemente, porque não tinha nada que ligar à mentirologia de tais fulanos.
E o chamado primeiro-ministro não veio, após muito instado pelos malandros dos media, dizer desculpem qualquer coisinha? Querem mais?
É inacreditável. No momento em que a mui nobre geringonça toma medidas que têm a ver com o futuro, com a segurança das populações, a limpeza do mato, a reconstrução do ardido, etc. e tal, anda esta gente da comissão a falar do passado, como se o passado não fosse passado, ido, arrumado, enterrado, ardido? Que topete!
Em conclusão, o relatório da Comissão Técnica seria digno de todos os elogios, não fora ter tocado as fraldas da geringonça, coisa por definição intocável. Se tocou, não presta para nada.
23.3.18