DA LOUCURA
Loucura ou insânia: condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais. Segundo a lei civil, a loucura desculpa os actos cometidos contra a sociedade.
Não, o IRRITADO não percebe nada de psiquiatria. Foi à Wikipedia, e pronto, ficou com umas noções.
Perguntar-se-á por que carga de água.
Explico: o IRRITADO anda preocupado com o camarada Soares. Vendo-o dizer as enormidades que diz, vendo-o negar-se a si próprio todos os dias (como julgarão os bem intencionados), ou mostrar o que na verdade é (como dirão os que não o chupam), vendo-o alinhar com quem alinha, há que encontrar uma boa desculpa.
Depois de muito pensar, o IRRITADO descobriu-a: é ela a loucura (perturbações mentais, delírios, alucinações, psicoses). Aí está: o homem tem desculpa: ensandeceu! Tarou, saltaram-lhe os carretos!
No entanto, ainda que a inimputabilidade seja aplicável às bojardas dos tarados, a sociedade deve prevenir-se e defender-se contra as investidas anti sociais de tais infelizes, designadamente através do seu internamento em estabelecimento especializado.
Eis o que o IRRITADO propõe para o camarada Soares, a fim de que não dê mais argumentos a quem dele não gosta, nem desiluda ainda mais os que caíram na asneira de o admirar.
Trata-se, como é evidente, de uma proposta salvífica e caridosa para o camarada Soares, coitadinho!
2.5.14
António Borges de Carvalho