DIGITALIZAÇÃO
Vamos, gloriosos, no caminho da digitlaização pública, isto é, da abolição do diálogo ente seres humanos e da sua submissão às máquinas. Dir-se-ia que a digitalização acelera os processos e os simplifica e desburocratiza. Bom argumento. O pior é que, pelo andar da carrugem, nem uma coisa nem outra.
Experimente ter uma pretensão que a máquina não prevê, ou não esteja programada para tal. Dir-lhe-ão que tem maneira de reclamar, mas na internet, nada de conversas. Aí, você entra no esquema de mais uma app, mais uma palavra passe que nunca teve ou não se lembra. Experimenta outra, das que costuma usar. Não serve. É velha ou fraca. Inventa outra. Mais uns passos. A palavra não serve, falta-lhe uma maiúscula. Põe a maiúscula. Também não serve, precisa de um dígito. Põe o dígito. Vitória! Aí, entra, se entrar, no que interessa. Apresenta uma reclamação por escrito. De imediato, ou quase, tendo sorte, uma máquina qualquer responde-lhe que “a sua reclamação foi recebida com êxito”. Fica todo contente. Três meses depois chegará à conclusão que ninguém ligará pevas à sua pretensão.
Daí, ou desiste, ou passa à fase seguinte. Vai aos confins da memória até encontrar um conhecido que consta ter uma prima na repartição pública reclamada. A prima é simpática e encaminha-o para o Dr. Pancrácio, que o recebe por ser amigo da prima. O Dr. Pancrácio ouve a reclamação. Sim senhor, tem toda a razão, esta coisa da internet, dos servidores, sabe, não é? Pois. Meu caro senhor isto não é fácil, isto do sistema... Pois. Você percebe. Senhor Doutor Pancrácio, se não me engano já o vi no Algarve. Pois, caro senhor, é provável, na praia amarela, aquilo é caro... mas, não é?, os miúdos e tal. Pois, Dr. Pancrácio, compreendo. Olhe, por acaso, tenho um amigo que é director do Hotel Brioso, cinco estrelas++. Gostaria de ir até lá no Verão? Enfim, é aliciante... Então, doutor Pancrácio, resolva lá o meu problema, depois diga-me e eu trato da reserva, tudo incluído, sem custos. É, digamos, uma oferta de representação publicitária, para clientes especiais.
E pronto. Uns dias depois o problema está resolvido. Um processo antiquado mas eficaz.
Como acima dizia, outra maravilha da digitalização, dizem, é acabar com a burocracia. Puro engano. A burocracia continua viçosa. Nada de simplificações, as repartições continuam exactamente como eram, cinco instâncias para cada questão, os regulamentos são os mesmos, agora mais eficazes a dar cabo do juízo à malta com a digitalização. Ainda por cima, com o trabalhinho dos ladrões, dos espiões, dos trumps, dos pintos e quejandos que por aí pululam, os sistemas estão sujeitos a ataques, não será de estranhar que um dia toda a administração pública seja paralizada, ou o abastecimento de energia e coisas do género deixem de funcionar... tudo é possível.
Mas você, caro concidadão, é capaz de estar muito contente com a digitalização.
9.2.22