DOS TRIUNFOS DA GERINGONÇA
Diz o respectivo Chairman, sito em Belém, que a geringonça nos tem banhado a todos num mar de felicidade. Quem sou eu para negar tal e tão abalisada opinião? Ninguém. Mas, dada a maledicência que me caracteriza e o meu profundo e crispado desamor pela organização, fiz umas continhas simples com base em informação afecta ao Chairman e ao CEO, donos e lídimos representantes do poder.
Sente-se e segure-se. No fim do ano, você, como o seu netinho de seis meses, deviam, via Estado, a módica quantia de 23.600 euros cada um, ou seja um dez milhões de avos sobre um total de 236.000.000.000. Se quiser fazer uma análise rápida, aqui vai uma ajudinha: durante os primeiros 3 anos da troica, a dívida pública aumentou cerca de 79.000.000.000, grosso modo correspondedo ao empréstimo concedido por aquela caridosa organização para evitar a bancarrota que o consulado do PS causara. No último ano do governo anterior (2015), a dívida desceu 0,2%, pouco, mas desceu. No primeiro ano da geringonça, ou seja, do governo do PS e dos comunas (2016), desatou outra vez a subir. Nada menos que 4,4%. Por seu lado, o valor da dívida em relação ao PIB passou de 126% em 2015 para 128% em 2016. E, note, nesta percentagem não estão incluídas as dívidas de institutos públicos, empresas públicas, organismos autónomos, autarquias e regiões, coisas que, no seu conjunto, devem ter características astrais. E, note também, em 2016, a dívida por obrigações do tesouro subiu nada menos que 6%.
Aí tem matéria para ajuizar das fundadas manifestações de esfusiante alegria do chairman de Belém e do CEO de São Bento. Tudo a justifica, não é?
Acrescente-se um aviso do PM holandês, um chato, um desbocado. Veio ele dizer que o governo espanhol (de direita) conseguiu uma série de reformas que redundaram num crescimento económico de 3,2% em 2015, enquanto os outros desgraçados, Grécia, Itália e Portugal (governos de esquerda), ficaram na mesma, ou pior.
Portanto, caro amigo, prepare-se com a calma possível para o fogo de artifício final que a geringonça prepara com todo o cuidado.
26.1.17