GATOS ESCONDIDOS
Iguais a si próprios, o PC e o BE não aconselham os franceses a votar Macron. O “povo francês decidirá”, diz o PC. O BE é mais afinado: depois de ter andado a fazer rapapés ao Melanchon, com presença nas festividades promovidas pelo comuna mascarado de ecologista (por cá também temos disto, não é, ó Heloisa?), acham que “os eleitores de esquerda saberão contribuir para afastar a Marine”.
Os gatos estão escondidos, mas os rabiosques estão de fora. Os tipos do PC, lá no fundo, não se opõem à fulana, e até lhes foge a boca para a verdade. Os do BE deixam a coisa em aberto, mascarando a preferência por uma abstenção em massa, que faça eleger Marine, a sua tão amada associada no Parlamento Europeu. Dona Matias que o diga!
Um e outro, o que gostariam de dizer é que, entre um europeista democrata e um populista demagogo, de esquerda ou de direita, preferem o populista. Isolacionistas, soberanistas, nacionalistas, tudo é preferível ao Macron. Democratas é que não, já que os democratas europeus têm a mania de não ir na conversa do socialismo.
25.4.17