GUERRA!
Num dos ataques de bairrismo parolo que, tal como as tripas, são comuns na “Invicta”, veio o senhor Moreira, com toda a solenidade, declarar uma “guerra séria” contra a mourama, isto porque a TAP cancelou dois ou três voos do Porto para cidades europeias, voos que não tinham freguesia que os justificasse.
O senhor Moreira não foi de modas e, inteligentemente, concluiu que o que os tipos da TAP, mancomunados com o “poder sulista”, queriam, era fazer um novo aeroporto em sarilhos Grandes, uma nova ponte no Seixal, uma Expo no Pinhal Novo e um urinol de mármore de Carrara no Lavradio.
Daqui, acrescentou, a necessidade premente de boicotar a TAP e de lançar um sério programa de luta contra mais esta investida do Sul, que não pensa noutra coisa senão em prejudicar as laboriosas gentes do Porto e arredores.
Duas conclusões: a guerra do senhor Moreira não é séria, nem é a sério. Não é séria porque vem ressuscitar a inferioridade mental, social e política que consiste na super ridícula, infantil e saloia ideia de que Lisboa quer “prejudicar” o Porto, coisa que jamais passou pela cabeça fosse de que alfacinha fosse. Não é a sério porque as “razões” aduzidas e as “armas” a utilizar ultrapassam, em estupidez e primitivismo bacoco, tudo o que a mais parola imaginação poderia conceber.
Pior que isso: quando a TAP anuncia uma ponte aérea entre Porto e Lisboa, valha-nos Deus, são os tipos a querer rentabilizar uns aviões de que dispõem! É de cabo de esquadra, digno do Jerónimo nos seus piores dias. Pior ainda: o mentecapto autarca acha péssimo que haja um voo entre Lisboa e Vigo. Quereria um voo do Porto para Vigo? Ou quer que os galegos vão apanhar voos intercontinentais a Madrid?
É sabido que o Porto, e ainda bem, tem beneficiado, e muito, dos custosos incentivos que “Lisboa” (o negregado Terreiro do Paço!) vem dando às low cost que levam ao Porto milhões de turistas e ajudam a pôr, com toda a justiça, a cidade no mapa. Mas isso não conta.
A bem dessa coisa absurda com que sonham os moreiras da nossa praça - a “capital do Norte”-, o senhor desse nome é capaz de dizer e defender as mais disparatadas alarvidades.
Por mim, até podem levar o Terreiro do Paço para a Praça da Batalha, com ministros e tudo. Não será por bairrismo que a mourama protestará. Voos ruinosos e inúteis é que não.
14.2.16