IGUALDADE PUBLICITÁRIA
Por imposição da burocracia de Bruxelas, a publicidade aos automóveis é obrigada a conter dados sobre os consumos, o CO2 e mais não sei quê. Nada contra.
Nada, também, contra os carros eléctricos. O que não percebo é porque será que, na publicidade aos carros eléctricos, não é obrigatório constar os kw necessários para os pôr a andar. Quando um tipo põe a carripana a carregar lá em casa, que acontece à factura da EDP? Segredo. Se abastecer nos postos públicos, quanto custa por quilómetro? Segredo. E o CO2 produzido pelas centrais térmicas, na percentagem em que fornecem energia? Segredo.
Pode aceitar-se que as pessoas sejam empurradas para a compra de carros eléctricos. O mesmo não poderá dizer-se quanto a tais segredos. Eu sei que nada é igual, nem as pessoas nem as coisas. Mas, enquanto consumidores, não devíamos ter direito a igual informação na publicidade a produtos de natureza análoga?
19.6.15