INFRINGIMENTOS
O IRRITADO tem dito umas coisas sobre os rapazolas iraquianos envolvidos em gravíssima cena de pancadaria. Umas certas, outras, reconhece, nem por isso. Os tipos continuam por cá e, por alto serviço da SIC, contra-atacaram. Estão no seu direito de o fazer, e a SIC de os proteger.
As coisas não serão tão branco e preto como as notícias inculcavam. No entanto, em substância, fica a clara confissão da extrema violência com que os tipos deram cabo da cabeça do adversário. Será preciso mais para que se tornem arguidos? Parece que sim. O MNE aguarda burocracias várias, a PGR moita carrasco, a diplomacia continua com a tola na areia ao mesmo tempo que se desdobra em desculpas. É isto o mais importante do caso (depois, claro, da luta pela vida que é travada no hospital).
Entretando, o paleio jurídico-diplomático continua. Refiro-me à entrevista hoje dada pelo indispensável embaixador Seixas da Costa. Argumentação informada, com razão ou sem ela. O mais interessante, porém, é a contribuição do ilustre diplomata para o enriquecimento da pátria língua. Fala o senhor dos infringimentos dos rapazes. E repete, afastando enganos. Faz inveja aos inconseguimentos da dona Assunção.
Consultados vários dicionários, o IRRITADO está em posição de eloguiar o neologismo, e mesmo de propor a Sexa o PR que dê uma condecoração ao nobre e culto senhor embaixador, pela sua alta valia linguística.
24.8.16