OS IRRESPONSÁVEIS
Fiquei embasbacado, revoltado, impressionado, furioso.
Primeiro, com mais trinta e tal mortos (número provisório) em incêndios, coisa nunca vista.
Depois, com os galegos a dizer que as coisas por cá não funcionam (até os galegos já perceberam!) e que é por isso que os fogos chegaram à Galiza vindos do Sul, já com meia dúzia de cadáveres contabilizados.
O embasbacanço e o resto atingiram, porém, os píncaros, com a intervenção do chamado primeiro ministro às duas da manhã de ontem.
Vindo, é de pensar, do Toys R us, disse que não tinha “solução mágica para o problema” e que, por isso, podemos estar descansados porque nos próximos anos “há mais”. Não ficou por aqui com a brincadeira, já que acha que demitir a ministra seria “infantil”, ou seja, brincadeira sim, mas só para púberes, o que é o caso da senhora e dele mesmo, que não são “infantis”. A ministra, aliás, na expressa opinião do indivíduo, não tem nada a ver com responsabilidades, muito menos políticas: fica implícito que ele também não, já que as responsabilidades não devem fazer parte da “palavra honrada”. Outra grande descoberta do senhor Costa foi a de que afinal o SIRESP não falhou. grande no vidade, a contrariar a habitual versão oficaial dos bodes expiatórios.
Enfim, depois de declarações destas, tudo é possível. Daí que o ilustre senhor sido ajudado por um secretário de estado não sei de quê veio dizer que as pessoas “não podem ficar à espera dos bombeiros”, “têm que ser as pessoas a combater os fogos”, “temos que nos auto-proteger”.
Sobre a origem dos incêndios, nem uma palavra. O mundo inteiro já percebeu que há marosca, isto é, que há crime, e crime organizado a mandar muito mais que o governo, que não tem nada para dizer: nem reforço das investigações, se é que as há, nem operações policiais ou militares para procurar os culpados. Zero. Nada de caça às bruxas.
Nos próximos anos há mais. Habituem-se e auto-protejam-se. O governo tratará do assunto em dez anos. Esta do governo a dez anos, é a maior de todas as ameaças. Que o homem é aldrabão toda a gente sabia. Mas que se queira aguentar mais dez anos, t’arrenego!
16.10.17