POBRE CONDESTÁVEL
Demonstrando alta dose de patriotismo, o Medina, o chamado primeiro-ministro e o nosso afectuoso Presidente inauguraram, com discreta pompa, uma estátua de Dom Nuno Álveres Pereira numa colina lá para o Restelo.
O indiscutível, incontroverso e bem merecido prestígio e valor do homenageado foi, em recuados tempos, “indigitado” morador entre as colunas triunfais do Parque Eduardo Sétimo. Por falta de estátua ou estupidez da II República, as colunas ficaram sem inquilino. A III República foi mais longe: pôs lá um hediondo falo que, rodeado de pedregulhos, mija orgulhosamente em cima da cidade 24 horas por dia. Dizem, sabe-se lá com que lógica, que se trata de uma homenagem ao 25 de Abril.
Com esta inauguração as nossas inteligentes autoridades põem um ponto final no assunto. Quais colunas triunfais qual carapuça, vais para o Restelo, ó Álvares, e estás com muita sorte!
Ditosa Pátria, que tais filhos tem.
7.11.16