POSTS DE DOMINGO
UMA BOA NOTÍCIA
Resistindo à monumental barragem que, à volta da sua candidatura, foi feita pela chamada informação (jornalistas, comentadores e outros esquerdistas mascarados de independentes), Montenegro arrasou o colega Moreira da Silva. Haja quem diga “ainda bem!”, e o IRRITADO está nessa.
A escolha era simples: ou se votava na continuidade da submissão do partido às asneiras dos socialistas e na destruição sistemática e propositada do PSD levada a cabo pelo mais desgraçado líder da sua história, ou se recuperava o partido do estado comatoso e indigno em que por ele foi mergulhado, apostando num líder que se propunha pegar no que resta e projectar, sem complexos, um futuro decente. Ou o país passava a ter uma oposição lutadora, ou mergulhava em “causas” populares mas ruinosas. Ou o país tinha hipóteses de recriar uma alternativa nacional, ou metia-se em patacoadas universais do tipo “salvar o planeta”, com o aplauso e a cumplicidade do PS. Ou o partido se entregava a um tecnocrata inteligente mas afunilado, ou elegia um político com ideias pelo menos vigorosas.
Não sei se o Montenegro vai triunfar, no partido e no país. Mas sei que, enfim, há uma hipótese...
Declaração de interesse: o IRRITADO não é, nem nunca foi, filiado no PSD.
UMA NOTÍCIA EXTRAORDINÁRIA
Uma estimável organização, prenhe de altas figuras científicas, técnicas e políticas, INCF de seu nome, dedicou-se à meritótia tarefa de estudar a biodiversidade. Nada contra, acho bem.
Dos objectivos, constatações, realizações e triunfos elencados, como referidos no “Expresso”, cumpre sublinhar este: sob a epígrafe “sequestro do carbono”, aparece a seguinte observação: Um dos papéis essenciais das flotrestas é a captação do carbono. Em Portugal, o pinheiro-bravo e o eucalipto são as espécies mais eficientes neste processo.
E esta, hem! O negregado, odiado, acusado, condenado, eucalipto, lado a lado com o pinheiro, é o maior sequestrador de carbono do país!
Deve ser por isso que andam a proibir os eucaliptos, ao ponto de os mandar (e aos milhões que para cá trazem) para a Galiza. Os espanhóis agradecem, e nós por cá todos mal.
INCURSÃO FUTEBOLÍSTICA
Vi ontem a final da Taça dos Canpeões. Uma demonstração de bom futebol, apesar da monumental injustiça do resultado. De tal maneira injusta que até os catedráticos da bola o reconhecem!
O que me traz não é, porém, o jogo, ou a tal injustiça. É a abertura da “festa”. Iam defrontar-se uma equipa inglesa e uma espanhola. A abertura consistiu num num pavoroso “ballet” espanhol, inultrapassável demonstração de mau gosto, uma gajas a sacudir o físico, uma cantora, coitadinha, sem físico nenhum, aos gritos, num linguarejar ininteligível. Uma vergonha sem nome.
Não sei onde foram buscar aquela gente, mas calculo, sem exprimir o cálculo.
29.5.22