O SOCIALISMO É A FILOSOFIA DO FRACASSO, A CRENÇA NA IGNORÂNCIA, A PREGAÇÃO DA INVEJA. SEU DEFEITO INERENTE É A DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DA MISÉRIA.
Winston Churchill
O SOCIALISMO É A FILOSOFIA DO FRACASSO, A CRENÇA NA IGNORÂNCIA, A PREGAÇÃO DA INVEJA. SEU DEFEITO INERENTE É A DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DA MISÉRIA.
Winston Churchill
Como sabe a vox populi, e fruto do mais elementar bom senso e do respeito pela verdade, não há dúvida de que a geringonça levou a vida a aumentar impostos, a dar cabo dos serviços públicos e a apregoar o contrário.
Nessa senda, têm sido anunciadas certas intenções, ou invenções, desta vez não para aumentar os impostos, mas para os tornar mais “eficazes”, quer dizer, busca-se formas de os aumentar, dizendo que não se aumentou ou até que se baixou.
O prmeiro truque, já anunciado, en passant, foi o do chamado “englobamento”. Muita gente, v.g. comentadores especializados , parece não ter dado por isso. Havia impostos, por exemplo os dos rendimentos de capital e os das rendas imobiliárias, que tinham impostos fixos, que pagavam por taxa de IRS pré-estabelecida. Uma vez tais rendimentos “englobados”, isto é, somados sem mais à matéria colectável, você, meu caro, vai, por um lado, pagar mais sobre rendimentos antes taxados dentro de certos limites o mesmo que paga sobre todos os outros. Por exemplo, se pagava 35% sobre o rendimento predial, beneficiando de 28% sobre a renda do andarzinho que tem na Reeboleira, passará a pagar os tais 35% (mais 7%); se pagava 20% sobre o segurozinho de capialização que o banco lhe vendeu, levará também com os 35% da ordem (mais 15%). Se for de classe média alta e estiver no escalão dos 40%, faça as contas.
Por outro lado, foi sugerida pelo secretário de Estado não sei de quê que a geringonça vai diminuir as deduções sobre a saúde e os medicamentos “a fim de financiar o srviço nacional de saúde”. Quer dizer, vamos pagar mais para financiar as retenções do Centeno.
Tudo isto sem aumentar, abertamente, os impostos, fora o que mais adiante se verá. A classe média anda a levar pancada há muitos anos, primeiro na qualidade de lesada do PS, depois de lesada da mesma gente, mas reforçada desta vez pelo PC e pelas esquerdoidas.
A “luta” (deles), a um passo mais rápido do que se imagina, acabará com a classe média, substituindo-a por duas: a dos pobres e a do partido, como manda a cartilha dos amanhãs que cantam.
Um sinal tão importante como assustador: entámos este mês em deflação. O mercado reage à política. Falem com quem sabe desta especiosa matéria.
14.8.19
2 comentários
Seguidor 16.08.2019
Eu dei por "isso" quando o seu querido Passos me tirou os subsídios de férias e Natal, bem como a sobretaxa do IRS, diminuição de escalões, corte nos benefícios fiscais ligados ás despesas de saúde, educação e habitação, para não falar do amento das taxas libertórias..., and so on