TRÊS COELHOS E DUAS CAJADADAS
Ontem, na luzida companhia de uns cinquenta tipos, foi pomposamente consagrado como grande representante do PS na Europa, o ministro das obras por fazer - um boquinhas estilo Sliva Pereira, que usava, em tempos, aparecer na televisão a espreitar por trás dos ministros e que, sem mais nem menos, passou a aparecer bem à frente, com o títilo de menino das infraestruturas: um tal Marques.
A sua nova posição em termos televisivos subiu-lhe à cabeça. Não deve ter havido um dia em que o rapaz não aparecesse, em grande estilo, na pantalha. Como, de substancial, nada tinha a comunicar à canalha, pôs à prova a imaginação: novos comboios para substitur os que estão a cair aos bocados, novas linhas férreas, novos cacilheiros, estradas, pontes, hospitais, projectos multimilionários, programações de longa pernada, banha da cobra aos pontapés. Nada é para, fazer, mas tem grande impacto nas tarefas propagandísticas da geringonça. Planos e mais planos, concursos e mais concursos, estudos e mais estudos, investimentos a rodos, uma chuva de benfeitorias a sair da cabecinha do fulano.
Vai daí, o chefe Costa assustou-se. Olhou para o espelho e pensou: este tipo quer ultrapassar-me em comunicação e publicidade. Esta das promessas malucas faz lembrar as minhas, a do fim da austeridade, a do virar da página, a dos rendimentos para as pessoas, a do crescimento económico, a da educação de qualidade, a da excelência da saúde pública, e tantas outras que eram meu exclusivo. Não pode ser! Vou dar-lhe o pontapé pela escada acima. Cabeça de lista, vai para a Europa, deixa de me ultrapassar em patranhas! Livro-me dele, meto o Silva Pereira nos varais e acabo com as ilusões daquela tipa que parece o marquês de Pombal e que anda a querer levantar o tutu do selim. Uma cajadada, três coelhos. Sou um génio. Uma jogada de mestre, a provar que os destinos da Pátria estão em boas mãos.
Mais uma cajadada. Para substitur o boquinhas, venha o pro-comuna dos Porsches. O mais esquerdista do PS, um barbaças de nome P.N. Santos vai para as infraestruturas e a para a habitação. A Catarina deve estar toda contente. Fugiram-lhe 25 estalinistas, mas ganhou um camarada de muito mais peso. O socialismo está em marcha!
17.2.19