UROLOGIA
O IRRITADO tem andado sem inspiração que valha a pena. É tanta a desgraça, o calor, os incêndios, os mortos a mais, o governo a menos, estraçalhado, trapalhão, tanta pobreza, tanta tropelia, tanta aldrabice, tantas desculpas, e a guerra, meu Deus, e a guerra, mais futebol, mais guerra, o que vale é que o primeiro-ministro aproveitou os incêndios para ir de férias, senão tínhamos ainda mais trapalhices. Se fosse escrever sobre tudo não tinha descanso, o melhor é não ecrever sobre nada.
Ou então... digamos qualquer coisa como graça, para quem achar graça. Venho falar de urologia (especialidade médica que estuda e trata o sistema urinário e o aparelho reprodutor masculino, segundo o dicionário). Porquê? Porque é uma das mais importantes causas dos incêndios. Verdade, verdadinha, era assim que dizia uma funcionária televisiva do exército de meninas, senhoras e cavalheiros que nos informam sobre os incêndios. Segundo ela, são causa do fogo, o vento, o fogo posto, a seca, a falta de meios, etc... e a urologia. A rapariga terá desculpa, isto da miséria em que está a educação justifica largamente tal referência. Ou não. É que há mais: ontem, a inigualável Ana Gomes queixou-se do mesmo: a urologia está na base da fúria dos incêndios. Aqui, já a porca começa a torcer o rabo. Dada a preparação universitária de senhora embaixadora, sou levado a achar que é capaz de ser verdade. A falar não é gaga, como é sabido. Ainda por cima, dado que sofro de hiperplasia benigna da próstata, pensei que seriam as dificuldades urinárias masculinas uma das causas dos incêndios, isto é, como os homens urinam menos do que deviam, aí temos a falta de meios para apagar o fogo, pelo menos na douta opinião de referida senhora.
Trata-se de uma questão que, sob o ponto de vista científico e como é de calcular, tem a sua razão de ser. Outra coisa não seria de esperar de tão ilustre criatura.
Há quem diga que foi um lapsus linguae, que ela queria dizer orografia. De qualquer maneira, inclino-me mais, não sei porquê, para urografia (radiografia das vias urinárias). Mas quem sou eu para duvidar, ou ter opiniões perante gente tão culta?
22.8.22 (hoje é capicua, pode ser que dê sorte)