VARRER O LIXO
Há um mistério, ou um “milagre” que me faz uma confusão dos diabos. Durante o governo anterior, era diária a denúncia, não negada pelo poder, dos colossais problemas da Segurança Social. A prazo, as receitas não davam para as despezas, as reservas seriam consumidas, a reforma era urgente. Numa coisa estavam o governo PSD/CDS e o PS de acordo: o problema existia. A “reforma” do Vieira da Silva não tinha funcionado com previsto, havia que encontrar novas receitas, largo debate era indispensável para encontrar soluções com futuro. É claro que não houve debate nenhum, nem consenso nenhum, tudo o que o governo dissesse era digno de não mais que o caixote do lixo.
Veio a geringonça. O problema morreu. Há mais de um ano que ninguém ouve falar no assunto. As despezas aumentaram, as receitas não, ou nem por isso. A Segurança Social está tão próspera que até dá para pagar aos empreiteiros da “reabilitação”.
Mistério, ou milagre? Nem uma coisa nem outra. Vieira da Silva, calado como um rato, anda a pedir esmola às misericórdias para enterrar no Montepio. Mais nada. Contas não é com ele. Nem mistério nem milagre, só porcaria debaixo do tapete.
10.4.17