VENHA A ELES!
Parece que há um perigoso buraco no Mouchão da Póvoa, nascido (o buraco) em 2016 e, até à data, vítima da incúria da geringonça. Diz o ministro da pasta dos mouchões que vai mandar fazer uns estudos, elaborar umas propostas, fazer uns projectos, lançar uns concursos, etc., de forma a que, presume-se, daqui a dez anos o buraco esteja tapado. Diz-se que custará um milhão, ou quinhentos mil (isto de números é coisa especiosa), presumindo-se também que, quando as obras estiverem prontas já não haverá mouchão, tendo sido, entretanto, gasto um número indeterminado de milhões.
E vai mais longe, o imparável ministro. Não havendo registo de propriedade da ilhota (diz ele), a terra é, como na Idade Média, propriedade do Estado. Não importa que por lá tenha havido exploração agrícola privada, a pagar impostos, durante pelo menos um século.
O chamado ministro deve desconhecer um instituto a que se dá o nome de usucapião. Convenhamos, trata-se de matéria demasiado difícil para um geringonço.
De salientar é o destemor, a indómita coragem, a capacidade de decisão do chamado governo que, à boa maneira socialista, se declara proprietário sem mais aquelas.
2.9.17